Tipos de Ataque no Futsal
No sistema ofensivo no futsal é importante observar a movimentação, a dinâmica e a agilidade que exige uma maior flexibilidade e menos rigidez no posicionamento dos jogadores na área do ataque. O sistema de ataque do futsal pode adotar várias configurações, como por exemplo: 2 x 2 – 2 x 1 x 1 – 1 x 2 x 1 – 3 x 1 – 1 x 3 – 4 x 0 – 3 x 2.
Como funcionam os tipos de ataque posicionado, rápido e contra-ataque?
Independente do modelo de esquema que o time adota, é importante verificar a maneira como a equipe está atacando ou como deveria executar o ataque mais corretamente. Nesse contexto, existem três tipos de ataque: posicionado, rápido e contra-ataque. Entenda um pouco mais sobre cada um a seguir!
Ataque Posicionado
Esse tipo acontece quando o time opta por manter a posse de bola e o controle da partida fazendo a troca de passes por meio de rodízios entre os jogadores e as movimentações no ataque, com o intuito de esperar a oportunidade ideal para fazer a finalização junto ao gol.
Ataque Rápido
Esse esquema é muito usado não para manter a posse de bola, mas sim para realizar uma troca rápida e curta de passes simples e, assim, proceder à finalização a uma grande ou média distância. É adotado principalmente quando equipe adversária parece ter uma superioridade técnica ou a marcação está muito acirrada.
Contra-ataque
Esse tipo de ação ofensiva surge da súbita recuperação da posse de bola defensiva. Esse ataque deve ser executado com rapidez e a máxima precisão, uma vez que a bola pode ser perdida, em virtude do maior número de jogadores do time adversário do mesmo lado da quadra.
Um sistema de ataque do futsal bem-feito envolve habilidades especiais e o conhecimento de técnicas sobre posicionamento e ações ofensivas, tudo com o objetivo de finalizar para o gol adversário. Por isso, o ideal é fazer treinamentos constantes para atingir a coordenação perfeita entre toda a equipe.