Sistema Defensivo no FutsalÉ o posicionamento em que a equipe se colocará durante o jogo quando estiver sem a posse de bola. Os fatores que influenciam o tipo de marcação a ser utilizado depende do local em que se posiciona a defesa em relação a quadra de jogo, a intensidade com que a defesa se relacionará com o adversário e os riscos que dever correr ao aplicarmos certo tipo de sistema de defesa, ou seja, o risco calculado.
TIPOS DE MARCAÇÃO: Existem três tipos de marcação que são as mais utilizadas no Futsal. Marcação por zona ou setor: Cada jogador ocupa determinada zona/setor, independente das movimentações dos adversários. Este tipo de marcação deverá ser intensamente treinado e orientado pelo técnico, pois cada atleta deverá ocupar espaços programados e não poderá deixar o companheiro sobrecarregado. Como vantagem, propicia pouco desgaste físico. Podendo ser sub dividida em defesa em losango (1x2x1), defesa em quadrado (2x2), defesa em funil (2x1x1). Marcação Individual: É uma das mais utilizada no Futsal atual, onde cada jogador marca um oponente por toda a quadra de jogo. É muita utilizada contra equipes de pouca condição física, facilitando também a identificação dos erros da equipe, por comprometer a cobertura, a equipe deverá ter um bom condicionamento físico. Podendo ser sub dividida em Marcação pressão quadra total, marcação meia pressão (homem da bola), marcação meia quadra. Marcação Mista: É muito utilizada por equipas do Futsal de alto nível, exige muita coordenação nos movimentos dos atletas. Neste tipo de marcação onde ocorre uma variação entre a marcação zona e a individual, ocorre uma troca de marcadores em determinados setores da quadra. Esse tipo de marcação facilita o sistema de cobertura e ocorre também pouco desgaste físico, porém os atletas deverão ter um grande poder de concentração para a realização da troca de marcadores. Sistema Ofensivo / Sistema de AtaqueÉ a ação ou conjunto de ações ofensivas que tem por objetivo conseguir realizar o gol. É o modo pelo qual os jogadores são distribuídos em quadra, bem como, suas linhas e posições e, coordenação dos seus movimentos, tendo o principal objetivo a realização do gol.
As táticas são algo mutável e transitório, dependem de cada jogo. Em cada jogo, podemos empregar uma tática diferente, e em um mesmo jogo diferentes táticas. Podemos dividir o ataque em várias fases: Saída: É a fase da construção das ações ofensivas da equipe no seu campo de defesa, que tem por objetivo criar uma ação para passar à fase de ataque planeado ou desenvolvimento. Ataque Planeado ou Desenvolvimento: É a fase de construção de jogo, onde se põe em prática o(s) Sistema (tático) Ofensivo adequado à situação de jogo e onde por inerência estão inseridas as movimentações de jogo. Finalização ou Conclusão: É a fase do jogo onde uma ação ofensiva ou um conjunto de ações ofensivas através de passes é finalizada, ou ainda a finalização por exploração de erros adversários, por situações de 1x1. Transições Ofensivas: É a fase em que a equipe que estava se defendendo ganha a posse de bola e deve com rapidez aproveitar um possível desequilíbrio defensivo da equipe que atacava, aproveitando de superioridade numérica momentâneas e espaços vazios, se favorecendo de um contra-ataque, levando assim à obtenção do gol. 2 x 2Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque. Um da defesa tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada. Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, enquanto o outro desempenha a função de ponta, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário.
O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura. É um sistema de jogo muito utilizado por equipes, na sua maioria iniciantes na modalidade e principalmente por equipes de categorias menores, por disporem de menos tempo para treinar utilizando por isso este esquema simples e facilmente compreendido pelo atletas. Vantagens: Exige pouca movimentação por parte dos jogadores, podendo também ser utilizado como manobra tática, visando confundir momentaneamente a marcação por parte do adversário, ou mesmo, com o objetivo de abrir um pouco a parte central do terreno de jogo, visando assim, a facilitar os lançamentos de bola para os atacantes, por parte da defesa, e até mesmo por parte do goleiro. Desvantagens: Inferioriza a equipa ao atuar diante de equipes que possuam grande movimentação tática e que utilizem três atletas para armarem as suas jogadas, facilitando a troca de bola por parte do adversário que atue no sistema 3x1, bem como a movimentação desses atletas, além de provocar inibição, em alguns casos, principalmente nas equipes de categorias menores, pois é comum vermos que muitos jovens atletas ao ouvirem os seus técnicos definirem-nos como defensores, receiam atacar, o que, sem dúvida, irá tirar criatividade e poder de decisão, o que poderá prejudica-los futuramente quando estiverem em categorias nas quais os técnicos exigem e optam por atletas mais versáteis. 2 x 1 x 1Temos neste sistema, dois atletas previamente definidos como defensores, um outro mais adiantado no meio com função de construção e outro também previamente definido como atacante ou pivô, movimentado-se próximo à área da equipa adversária, com função de deslocar-se constantemente, visando abrir espaços na defesa contraria e objetivando a criação de jogadas e situações de finalização dos seus companheiros que vêm de trás, com ou sem bola. Pode ser utilizado como variação tanto do sistema 2X2 como do 3X1.
Vantagens: Se for utilizado como variação tática, poderá confundir equipas com falhas de marcação, nas quais nota-se que os atletas apresentam dificuldades em se adaptarem a novas situações. Assim, desarticulamos momentaneamente a sua marcação, além de, quando bem treinado, fornecer o bloqueio defensivo, do meio da quadra para trás e se a equipa possuir um pivô que tenha facilidade em roubar bolas, poderá ocasionar boas condições de se recuperar a posse de bola, e dê inicio as ações ofensivas. Desvantagens: Deixa muitos espaços que favorecem a troca de bola por parte da equipa adversária, alem de facilitar a construção de jogadas, sobretudo de equipas que atuem no sistema 3X1, além de reduzir excessivamente a condição de bloqueio, tanto da bola como da tentativa de construção de jogadas por parte do adversário. 1 x 2 x 1Este é mais um sistema que pode ser utilizado como variação tática, e, da mesma forma, usado com o objetivo de confundir em determinados momentos a marcação adversária. Como todo o sistema, necessita de muito treino e consequente adaptação por parte dos atletas que dele se utilizam, pois também possui os seus pontos fracos a serem explorados.
Vantagens: Facilita o bloqueio do meio da quadra, além de limitar a possibilidade de lançamentos para o pivô adversário. Cria também a condição de se fazer uma marcação com troca e também de meia pressão, na qual, deixasse apenas o ultimo jogador, pivô, com a função e o objetivo de acompanhar a bola e dificultar o passe. Assim os atletas que se deslocarem, sem a boa, serão acompanhados por um dos dois atletas que estão ao meio e do lado correspondente ao atleta que saiu. Poderá ser utilizado quando se perceber que algum ou alguns dos nossos jogadores já não estão acompanhando com eficiência as saídas dos atletas adversários e não se têm boas opções no banco de reserva. Desvantagens: Cria muitos espaços, facilitando a troca de bola por parte da equipa adversária, o que propicia a construção das suas jogadas, desgasta muito o atleta encarregado de marcar exclusivamente a bola, além de limitar excessivamente as chances de se recuperar a posse de bola no terreno adversário. 3 x 1É um dos sistemas de jogo mais utilizado atualmente. Requer uma excelente preparo físico por parte dos atletas, devido à grande e constante movimentação que os mesmos devem realizar. Basicamente, o sistema preconiza que a equipe deva defender e atacar sempre com três atletas, necessitando para tal, de jogadores versáteis e que realizem com perfeição e bastante determinação distintas funções, como marcar, construir e finalizar.
Vantagens: Possibilita, quando bem executado, grande eficiência na construção de jogadas ofensivas, deixa a equipe bem compacta tanto defensiva como ofensivamente, além de dificultar, quando bem realizado, a construção de jogadas por parte da equipe adversária. Desvantagens: Devido á grande movimentação que requer por parte de todos os atletas, não deve ser utilizado por equipes mal preparadas fisicamente, nem por equipes que não possuem jogadores hábeis em atacar, marcar e construir com a mesma eficácia, pois a movimentação e a constante troca de posições que transforma atacantes em defesas e vice-versa, poderá prejudicar a equipe, nesse tipo de manobra. 4 x 0Um sistema normalmente usado apenas por equipes de alto rendimento, pois exige um excelente preparo físico, tático e técnico e também requer que os jogadores saibam jogar coletivamente com e sem a bola. É um ótimo sistema para ser combinado com o sistema 3x1 durante a partida para provocar o erro de marcação adversária. É um sistema em que os atletas devem estar em constante movimento com e sem a bola, assim, não existe posição determinada.
Vantagens: É um sistema muito válido para combater equipes que marca sobre pressão, pois basta um movimento rápido e conseguirá sair nas costas do adversário. Muito fácil para criar espaços livres. Deixando a equipe rival sem coberturas e, quando acontece a cobertura, fica sempre com um companheiro livre para receber a bola. Se o adversário marca individualmente, ocasiona um grande desgaste físico. Se ganhar na velocidade do adversário, normalmente vai ficar sozinho para concluir o gol. Facilita muito o jogo 1 contra 1. Cria, na frente da meta adversária, uma zona muito boa para finalizações. Desvantagens: Quando a equipe adversária coloca sua defesa muito atrás, terá muita dificuldade para fazer as infiltrações. Quando joga em linha e perde a posse de bola não tem cobertura defensiva. Ocasiona um grande desgaste físico, pois para ser bem executado, deve movimentar sem a bola. Para executar o sistema perfeitamente deve ter um ótimo domínio de bola. Necessita de uma grande sincronização dos atletas de linha para obter resultados. Precisa de um grande número de treinamentos para sua execução. Com isto, não deve ser aplicado em crianças. Quando jogado em quadras de dimensões pequenas, dificulta sua aplicação. 0 x 5É um sistema que deve ser utilizado apenas por equipes de alto nível técnico e tático, pois é necessário um goleiro que tenha facilidade de trocar passes e que tenha um bom chute, por isso normalmente é colocado um jogador de linha na função de goleiro. Geralmente o goleiro-linha é utilizado quando a equipe está em desvantagem no placar ou quando precisa da vitória. A equipe deve ter muita paciência com a posse da bola, trocando passes de forma segura, pois um erro pode gerar contra-ataque para o adversário. Lembrando que a quadra defensiva ficará totalmente aberta.
Antes de utilizar este sistema tático, leia sobre as regras de utilização de goleiro-linha. Vantagens: Faz com que a equipe tenha vantagem numérica no ataque, não tem grandes desgastes físicos, propicia que a equipe tenha um domínio de jogo e posse de bola, a equipe tem um grande índice de finalização, o adversário encontra dificuldade para marcar. Desvantagens: Quando a equipe não possui um goleiro com bom passe, o sistema defensivo fica totalmente desprotegido, exige um desgaste muito grande do jogador que exerce a função do goleiro-linha, quando existe uma marcação pressão fica muito difícil de utilizá-lo, se o chute e o passe na armação do ataque não for bom, propicia grande vantagem para o adversário. |
|