DicasFundamentos do FutsalFutsal

Erros mais comuns durante a condução de bola

Existem vários erros que por vezes levam a uma má posse de bola e à perca de posse de bola. Estes erros devem ser corrigidos durante o treino para que a equipa não os cometa durante o jogo.

O corpo não está na posição de base – É fundamental que você esteja atento a toda movimentação da sua equipe e pronto para recepcionar e conduzir a bola, o ideal é estar sempre preparado com o corpo na posição de base, uma das pernas mais a frente e o tronco um pouco inclinado como se fosse iniciar uma corrida, ficar na posição de repouso, parado e totalmente em pé, faz com que você perca tempo para conduzir a bola.

é mais fácil partir da posição de base para o controlo de bola, do que do repouso para o controlo da bola, uma vez que entre situação de repouso e controlo de bola, o atleta irá sempre passar pela posição de base. Ao manter a posição de base, o atleta perderá menos tempo para entrar no controlo de bola.

Não levantar o olhar – é muito importante levantar a cabeça para estudar a situação de jogo, como passa ser um erro grosseiro não levantar a cabeça. O ideal é você saber onde está posicionado sua equipe e seu adversário para conseguir tomar a melhor decisão na hora de conduzir a bola, dificilmente vai conseguir conduzir a bola para uma direção correta apenas olhando para o chão.

Toques na bola muito fortes – Quando você toca muito forte na bola você leva a bola para fora do seu raio de ação e consequentemente aumenta o risco de perder a posse de bola.

Atirar a bola para longe e correr atrás da mesma – Às vezes encontramos jogadores que utilizam essa estratégia, empurra a bola e corre atrás dela, não que esteja totalmente errado, mas não é algo que indicamos pelo pequeno espaço de jogo que encontramos no futsal o ideal é manter a bola o mais próximo dos pés possível. por vezes, encontramos jogadores a utilizar esta estratégia. No entanto, esta estratégia apenas deve ser utilizada por jogadores experientes e em zonas altas do terreno, uma vez que as probabilidades de perder a posse de bola são elevadas

Conduzir a bola com a ponta dos pés – esta forma de condução é muito irregular, por você não conseguir dar uma direção correta para a bola e acaba perdendo o seu controle.

Advertisements