Dribles Realizados no Futsal
Quando você está jogando futsal ou assistindo alguma partida e ouve alguém dizendo que deu uma caneta no adversário, ou uma lambreta, fez o gol de bicicleta, que termos são esses? Conheça os dribles mais realizados no futsal.
O drible é feito com a posse de bola. Quem dribla, procura, com a bola, passar pelo adversário. Esse “passar pelo adversário” exigirá, algumas vezes, velocidade, mudança de direção, criatividade, ginga e as vezes todas estas coisas simultaneamente. Isso significa que para realizar um drible tem que treinar muito, então vamos conhecer os dribles mais realizados no futsal.
Drible da vaca – Também conhecido como meia-lua. É um drible onde o jogador de frente para o oponente, toca ou chuta a bola para um lado, e corre para o lado oposto, buscando a bola novamente.
Chapéu – Também conhecido como lençol. É quando o jogador joga a bola por cima da cabeça do marcador e corre para o outro lado em busca da bola.
Pedalada – É quando o jogador, indo em direção ao seu marcador, passa diversas vezes o pé sobre a bola, com o intuito de enganar o adversário em relação ao lado para onde ele prosseguirá com a jogada.
Elástico – É quando o jogador, parado na frente de quem o está marcando, toca duas vezes com o mesmo pé na bola, mudando o movimento dela, enganando assim o adversário.
Caneta – Também conhecido como “rolinho“, “ovinho“, “janelinha” ou “sainha“, este drible é quando o jogador está sendo marcando frente a frente e rola a bola por debaixo das pernas do marcador e corre para o outro lado para buscar a bola.
Lambreta – Muito popular como um drible difícil de fazer, acontece quando o jogador puxar a bola com um calcanhar e levanta com o outro a ponto de fazer a bola passar por cima do oponente e dominá-la do outro lado, dando sequência à partida.
Corte – É um drible popular, em que o jogador corre com a bola e a puxa para outra direção, fazendo com que o adversário caia no chão.
Corte elástico– É um drible que o jogador puxa a bola com o lado interno do pé pela frente e lado oposto do adversário dando a impressão que vai para um lado porém vai para o outro.
Elástico de letra– É quando o jogador puxa a bola para o lado e em seguida toca rapidamente para o outro lado, enganando o oponente.
Drible do chinelo – É um drible que o jogador dá de letra mas não com muita força que pega com o outro pé mudando o sentido da bola confundindo o adversário.
Drible do parafuso – É quando o jogador bate de calcanhar na bola, gira e dá mais um toque nela. Assim mudando a direção da bola e enganando o adversário.
Drible da foca – consiste em fazer embaixadinhas apenas com a cabeça.