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Como jogar futebol e Regras básicas

O futebol é um esporte divertido e competitivo, além de ser o mais praticado em todo o mundo. Caso esteja interessado em jogar futebol, aprenda as regras básicas e treine os fundamentos do esporte; dedique-se muito e divirta-se.

O objetivo do futebol

A partida é vencida ao marcar mais gols do que o adversário; o gol se caracteriza por colocar a bola além da linha delimitada pelas balizas, protegida pelo goleiro. A bola precisa passar completamente, não apenas uma parte.

  • Os goleiros, quando na própria grande área, são os únicos que podem utilizar os braços e mãos para tocar na bola. Jogadores de linha não podem levar a mão e o braço à bola; as outras partes do corpo são permitidas.
  • O tempo regulamentar de um jogo é de 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos cada.

O futebol é um esporte divertido e competitivo, além de ser o mais praticado em todo o mundo. Caso esteja interessado em jogar futebol, aprenda as regras básicas e treine os fundamentos do esporte; dedique-se muito e divirta-se.

Posições de cada jogador

Cada equipe terá 11 atletas em campo para iniciar a partida; elas podem ser alteradas de acordo com o que o técnico preferir (ao mudar o esquema tático), mas o “padrão” é ter quatro defensores (dois zagueiros e dois laterais), quatro meio-campistas, dois atacantes e o goleiro.

  • Os zagueiros ficam atrás da linha do meio-campo, com o objetivo de evitar que o adversário marque gols. Além disso, precisam tirar a bola de perto do gol em momentos de perigo, e são fisicamente maiores do que os outros atletas. Os laterais têm responsabilidade defensiva e ofensiva, precisando ajudar na marcação e apoiar o ataque com cruzamentos, passes e chutes.
  • Os meio-campistas também devem ajudar na defesa e no ataque, armando boas jogadas com passes precisos para fazer o gol, além de evitar que os adversários consigam pegar a defesa totalmente exposta.
  • Os atacantes são os jogadores com mais oportunidades de marcarem gols. Os que jogam pelas pontas precisam ser rápidos e ágeis, com bom passe e chute, enquanto os que ficam no meio da área (os centroavantes) precisam saber chutar com força e precisão, proteger a bola e devem ter bastante força física.
  • O goleiro protege a meta e, como dito anteriormente, é o único que pode utilizar as mãos (na própria grande área, apenas). Ele precisa ser ágil, flexível, antecipando rapidamente a direção da bola e ter boa comunicação.
Saída de Bola

Todos os jogadores de cada time devem estar no próprio campo nesse momento; assim que o juiz apitar, os atletas podem se movimentar livremente, apenas tomando cuidado para não ficarem em impedimento.

  • O time que vencer o cara ou coroa, antes do início do jogo, pode escolher o campo que defenderá no primeiro tempo, ou dar a saída com a bola; ao escolher a última opção, o adversário (que perdeu o sorteio) terá a oportunidade de escolher o lado do campo.
Aprenda como cobrar um lateral

Quando a bola sai do campo através de uma das linhas laterais, ocorre a cobrança de um arremesso lateral por parte da equipe que não tocou por último na bola. A execução deve ser feito no local em que ela saiu do campo.

  • O jogador pode tomar impulso para bater o lateral, mas deve parar antes de entrar no campo e soltar a bola perto do local em que ela saiu.
  • Para que a cobrança seja válida, o jogador precisa levar a bola para trás da cabeça usando as duas mãos, e arremessando após passá-la sobre a cabeça.
  • Não é permitido que o atleta tire os pés do chão ao realizar o movimento.
Saiba quando ocorre o tiro de meta e o escanteio

Quando a bola passa da linha de fundo e foi tocada por um jogador da equipe defensora por último, o time que estiver atacando poderá cobrar um tiro de canto (escanteio).

  • Por outro lado, se a bola sair pela linha de fundo, mas o último toque foi de um jogador de ataque, o time na defesa deve cobrar um tiro de meta, colocando-a dentro da pequena área para repor a bola em jogo.
Entenda a regra de impedimento

Ela existe para que os times não fiquem com jogadores “plantados” na área adversária o tempo inteiro. O impedimento ocorre quando, no momento do passe, o jogador de ataque que recebe a bola está atrás do último defensor adversário (excluindo o goleiro). No entanto, se no momento do passe, o jogador que receber a bola ainda estiver no próprio campo (mesmo que na frente de todos os atletas do outro time), não há impedimento.

  • Nunca há impedimento em cobranças de lateral, escanteio e tiro de meta.
  • Quando marcado o impedimento, a equipe adversária recebe a posse de bola.

Diferencie um tiro livre direto e um indireto

O primeiro tipo permite que o jogador chute a bola para o gol sem que qualquer outro companheiro de time toque na bola antes; no segundo, é preciso que um colega toque na bola antes que ela entre, para que o gol seja válido (ou fazer um cruzamento para que alguém marque o tento, por exemplo).

  • Os tiros livres diretos ocorrem quando há uma falta cometida pelo adversário (seja por contato ou por mão na bola), enquanto os indiretos são marcados pelo juiz quando há outros tipos de infração (jogada temerária, como entrar com o pé alto em disputa de bola, ou quando o goleiro agarra a bola com a mão em um recuo com o pé de um companheiro).
  • Quando um tiro livre indireto é assinalado, o árbitro ficará com uma mão erguida até que a bola seja tocada por um segundo jogador.
Quando a falta do defensor sobre o atacante ocorre dentro da grande área, é marcada penalidade máxima.

Nessa cobrança, todos os outros jogadores, com exceção do goleiro e do atleta que cobrará o pênalti, deverão ficar fora da área. O goleiro pode se movimentar lateralmente sobre a linha do gol.

  • Na cobrança, a bola é colocada na marca de pênalti. Após ser atingida, a bola está “viva”, ou seja, poderá ser recuperada por qualquer time se bater na trave ou o goleiro espalmar. Apenas o jogador que cobrou o pênalti não poderá pegar o rebote se ela atingiu a trave.
  • Qualquer atleta pode bater o pênalti, não apenas o que sofreu a falta dentro da área.
Saiba quais infrações são passíveis de cartão amarelo.

O juiz poderá mostrar o cartão amarelo como forma de “aviso” para o jogador; ao tomar dois amarelos, o atleta recebe também o cartão vermelho, ou seja, é expulso do jogo. As infrações a seguir podem fazer com que você leve um cartão amarelo:

  • Praticar jogadas perigosas, como tentar chutar a bola perto da cabeça de um adversário ou entrar de sola.
  • Praticar obstrução de forma ilegal. Isso é caracterizado quando um jogador fica, intencionalmente, em uma posição entre a bola e o adversário quando já estiver fora da disputa de bola.
  • Fazer uma falta dura no goleiro adversário.
  • Quando houver um recuo de bola e o goleiro colocar a mão nela.
  • Cometer falta em um contra-ataque (mesmo que não seja violenta).
  • O goleiro demorar mais do que seis segundos para fazer a reposição de bola.
  • Fazer “cera”, ou seja, demorar para cobrar uma falta ou tiro de meta, por exemplo.
Saiba o que pode ser punido com um cartão vermelho.

Geralmente, a expulsão ocorre quando um mesmo jogador leva dois cartões amarelos; no entanto, se uma das ações abaixo acontecer, o juiz poderá exibir o vermelho diretamente. Algumas delas são:

  • Chutar outro jogador intencionalmente.
  • Entrar de carrinho e fazer contato com o adversário.
  • Puxar a camisa de forma acintosa.
  • Fazer uma falta por trás.
  • Passar o pé no adversário.
  • Atingir, empurrar, segurar ou cuspir em um jogador.
  • Colocar a mão na bola (jogadores de linha, ou o goleiro quando fora de sua própria área).
  • Quando o jogador é expulso após receber dois cartões amarelos ou um vermelho, ele não pode ser substituído, deixando a equipe com um atleta a menos (10 contra 11, por exemplo).
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