FutebolHistória do Futebol

A História do Futebol

O futebol é o esporte mais popular do mundo e suas origens remontam há 5 mil anos na China. O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século XIX.

O futebol moderno surgiu apenas no século XIX, mas sabe-se que milhares de anos atrás já eram praticados pela humanidade esportes com características semelhantes. O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C.

Mas os registros históricos não remetem apenas aos chineses. Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos. Também há registros em diferentes povos mesoamericanos (da região da Mesoamérica, atual México e América Central).

Eduardo Galeano traz relatos de algo parecido com o futebol sendo praticado na Inglaterra durante a Idade Média. O jornalista uruguaio destaca que, no século XIV, o rei Eduardo II condenava essa prática esportiva. Outros reis ingleses como Eduardo III, Henrique IV e Henrique VI chegaram a proibir a prática do esporte.

Alguns séculos depois, ainda na Inglaterra, surgiria o futebol moderno. Isso ocorreu a partir da junção de clubes que não aceitavam determinadas regras da prática do rugby e decidiram unir-se para criar outro esporte, no qual não se conduzisse a bola com as mãos. As regras deste novo esporte, o futebol, foram estabelecidas em 1846 pela Universidade de Cambridge.

As primeiras normas ainda estavam em um estágio extremamente embrionário e apresentavam algumas diferenças em relação ao futebol praticado atualmente. Galeano aponta que as regras estabelecidas inicialmente para o futebol “não limitavam o número de jogadores, nem a extensão do campo, nem a altura do arco, nem a duração das partidas”.

Naturalmente, uma série de mudanças foram sendo realizadas ao longo do século XIX, como a introdução do goleiro e do árbitro, a criação do pênalti para as faltas cometidas dentro da área, além da utilização das mãos para a cobrança do lateral. O crescimento do esporte e sua disseminação pela Europa levaram ao surgimento da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que contava inicialmente com as seguintes nações:

  • Bélgica,
  • Dinamarca,
  • França,
  • Holanda,
  • Espanha,
  • Suécia e
  • Suíça.

Uma importante observação é que a Fifa considera como data oficial do surgimento do futebol o ano de 1863, quando foi fundada na Inglaterra The Football Association, a organização responsável pela gestão do futebol naquele país.

Futebol no Brasil

O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.

Após a chegada ao país, o futebol rapidamente se popularizou na sociedade. Inicialmente, a adesão aconteceu de maneira elitizada, pois era restrito à aristocracia da sociedade brasileira. No entanto, com o crescimento urbano do país, o esporte popularizou-se entre as camadas populares, com a organização dos clubes de futebol.

Passados mais de cem anos da chegada do futebol, o Brasil transformou-se em uma grande potência no esporteA seleção brasileira masculina é detentora de 5 títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), e os clubes brasileiros são donos de 10 títulos mundiais (entre Intercontinental e Mundial de Clubes) e 18 títulos sul-americanos (levando em consideração a Copa Libertadores da América).

Já a seleção brasileira feminina venceu 7 vezes a Copa América Feminina (1991, 1995, 1998, 2003, 2010 e 2018) e 2 vezes os Jogos Pan-Americanos. Quanto à Copa do Mundo, as melhores campanhas foram em 2007, conquistando a posição de vice-campeã, e em 1999, alcançando o terceiro lugar do campeonato.

Leia também: Como jogar futebol e Regras básicas

Regras básicas do futebol

O futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols. Jogadas violentas podem ser punidas com cartões amarelo (serve como advertência) e vermelho (expulsão do jogador), e somente o goleiro pode usar as mãos durante a partida. Faltas cometidas dentro da área são punidas com a marcação de pênalti (cobrança feita de uma marca que fica a 11 metros do gol).

As partidas duram 90 minutos (divididos em dois tempos de 45 minutos), e as pausas são repostas com acréscimos determinados pelo árbitro. Em disputas eliminatórias, comumente conhecidas como mata-mata, se o jogo estiver empatado é realizada a prorrogação, composta por 30 minutos (divididos em dois tempos de 15 minutos). Caso a disputa permaneça empatada, haverá cobrança de pênaltis para definição do vencedor.

Advertisements