Sistema Tático Ofensivo 2×2
Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque. Um da defesa tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada. Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, enquanto o outro desempenha a função de ponta, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário.
O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura. É um sistema de jogo muito utilizado por equipes, na sua maioria iniciantes na modalidade e principalmente por equipes de categorias menores, por disporem de menos tempo para treinar utilizando por isso este esquema simples e facilmente compreendido pelo atletas.
Vantagens: Exige pouca movimentação por parte dos jogadores, podendo também ser utilizado como manobra tática, visando confundir momentaneamente a marcação por parte do adversário, ou mesmo, com o objetivo de abrir um pouco a parte central do terreno de jogo, visando assim, a facilitar os lançamentos de bola para os atacantes, por parte da defesa, e até mesmo por parte do goleiro.
Desvantagens: Inferioriza a equipa ao atuar diante de equipes que possuam grande movimentação tática e que utilizem três atletas para armarem as suas jogadas, facilitando a troca de bola por parte do adversário que atue no sistema 3×1, bem como a movimentação desses atletas, além de provocar inibição, em alguns casos, principalmente nas equipes de categorias menores, pois é comum vermos que muitos jovens atletas ao ouvirem os seus técnicos definirem-nos como defensores, receiam atacar, o que, sem dúvida, irá tirar criatividade e poder de decisão, o que poderá prejudica-los futuramente quando estiverem em categorias nas quais os técnicos exigem e optam por atletas mais versáteis.