Sistema Defensivo no Futsal
É o posicionamento em que a equipe se colocará durante o jogo quando estiver sem a posse de bola. Os fatores que influenciam o tipo de marcação a ser utilizado depende do local em que se posiciona a defesa em relação a quadra de jogo, a intensidade com que a defesa se relacionará com o adversário e os riscos que dever correr ao aplicarmos certo tipo de sistema de defesa, ou seja, o risco calculado.
TIPOS DE MARCAÇÃO:
Existem três tipos de marcação que são as mais utilizadas no Futsal.
Marcação por zona ou setor: Cada jogador ocupa determinada zona/setor, independente das movimentações dos adversários. Este tipo de marcação deverá ser intensamente treinado e orientado pelo técnico, pois cada atleta deverá ocupar espaços programados e não poderá deixar o companheiro sobrecarregado. Como vantagem, propicia pouco desgaste físico. Podendo ser sub dividida em defesa em losango (1x2x1), defesa em quadrado (2×2), defesa em funil (2x1x1).
Marcação Individual: É uma das mais utilizada no Futsal atual, onde cada jogador marca um oponente por toda a quadra de jogo. É muita utilizada contra equipes de pouca condição física, facilitando também a identificação dos erros da equipe, por comprometer a cobertura, a equipe deverá ter um bom condicionamento físico. Podendo ser sub dividida em Marcação pressão quadra total, marcação meia pressão (homem da bola), marcação meia quadra.
Marcação Mista: É muito utilizada por equipas do Futsal de alto nível, exige muita coordenação nos movimentos dos atletas. Neste tipo de marcação onde ocorre uma variação entre a marcação zona e a individual, ocorre uma troca de marcadores em determinados setores da quadra. Esse tipo de marcação facilita o sistema de cobertura e ocorre também pouco desgaste físico, porém os atletas deverão ter um grande poder de concentração para a realização da troca de marcadores.