Penalidade Máxima
Penalidade Máxima: É um tiro direto que deve ser cobrado da marca penal, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, ficam atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança deve ser feita em 4 segundos.
Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das infrações considerada um tiro livre direto, dentro de sua área penal quando a bola está em jogo.
a) A bola: – Deverá ser colocada no ponto penal
b) O executor do tiro penal: – Deverá ser devidamente identificado
c) O goleiro defensor: – Deverá estar sobre a linha de meta, de frente para o executor do tiro e entre os postes de meta até que a bola esteja em jogo. Poderá movimentar-se lateralmente.
d) Os jogadores, exceto o executor do tiro, devem estar: – Na área de jogo, fora da área penal, atrás do ponto penal e a uma distância mínima de 5 metros da bola.
Depois de todos estarem posicionados corretamente, o árbitro que estiver mais recuado autoriza a execução do tiro penal; O executor do tiro penal deve chutar para frente; A bola estará em jogo no momento em que for chutada e entre em movimento.