Os Desafios para Jogar Futsal
Não basta saber fazer umas embaixadas e uns dribles para ser um craque profissional. Um bom jogador de futsal não nasce pronto. E, apesar de não existir uma receita instantânea para ser um craque, a combinação entre o talento natural e o trabalho duro acaba desenvolvendo um grande jogador.
O jogo do futsal mudou muito nos últimos anos, baseando-se atualmente em menos armação de jogo e muito contra-ataque, o que exige velocidade, força e muita qualidade para não cometer erros. Não é apenas habilidades com a bola nos pés, além da preparação física, o atleta precisa de adquirir habilidades específicas de marcação, posicionamento, visão de jogo, finalização, entre outros.
Outro grande desafio para se tornar um talento do futsal é a sua capacidade de reação. Mesmo sem um grande desenvolvimento muscular, é possível perceber que grandes jogadores se destacam pela sua habilidade de pensar rápido, de reagir a qualquer situação de jogo, facilitando a antecipação de um movimento usando isso para seu benefício.
No futsal, a dinâmica é muito mais rápida e tudo pode mudar a qualquer momento. Segundos são eternidades, e qualquer deslize se torna fatal, então demonstre sempre muita vontade e concentração em todos os momentos.
Um jogador completo é aquele que, no futsal, marca e joga. Ou seja, tem a capacidade de ser um trunfo defensivo, tanto pela sua boa marcação ou posicionamento como, no ataque, é alguém que também faz a diferença, armando o jogo, chegando nos espaços corretos e finalizando.
Então, pare de pensar que para ser o atleta estrela da equipe tem que sair driblando todo mundo, primeiro porque o futsal é um esporte coletivo e ninguém vai jogar sozinho, segundo, que existe muito mais detalhes além de saber apenas driblar ou chutar uma bola. Ser um atleta básico, mas completo, com certeza será um jogador destaque.
E para ser um destaque entre tantos atletas de futsal, não é fácil, mas é possível, basta ter força de vontade, foco, determinação e muita inteligência emocional. E lógico, nunca parar de treinar, com tudo, certeza que conseguirá encarar todos os desafios para jogar futsal.