FutsalSistema Tático do Futsal

Movimentação do Sistema Tático 3×1 no Futsal

No jogo de Futsal o rodízio é fundamental no desenvolvimento tático de uma equipe. O rodízio acontece quando a equipe tem a posse da bola e realiza diversas movimentações e troca de posições a partir de um sistema tático.

SISTEMA DE ATAQUE 3 x 1

O sistema tático de ataque 3×1 é a formação mais tradicional e uma das mais comuns no futsal. Esse modelo proporciona uma relação de equilíbrio entre o momento de defesa e o ataque. No sistema 3×1 posiciona-se dois jogadores nas alas, o ala direito e o ala esquerdo, um jogador na defesa, o fixo e um jogador no ataque, o pivô.

Vantagens:

  • Há claramente um jogador com a principal especialista em defesa e um jogador especialista em ataque
  • A equipe fica mais compacta tanto para defender quanto para atacar
  • A movimentação é simples
  • Sistema bom para atacar o sistema 2×2

Desvantagens:                    

  • Se ambas os alas se concentrarem muito no ataque isso deixará a defesa muito exposta e Fixo sobrecarregado
  • Requer um ótimo preparo físico
  • Vunerável ao contra-ataque adversário
  • Todos atletas devem saber atacar e defender

MOVIMENTAÇÃO:

No sistema tático de ataque 3×1, existem algumas formas de movimentação, como por exemplo, o uso do pivô fixo de referência buscando a linha de passe da bola ou oposto da bola. Desse modo, a formação 3 x 1 ocorre quando a equipe começa as manobras ofensivas com três jogadores, que vão se deslocando ao longo da quadra buscando espaço livre para receber e tocar a bola para o pivô.

ATENÇÃO! É sempre bom lembrar que o jogador que recebe a bola deve primeiro olhar a movimentação de seus companheiros. Caso um jogador da equipe apareça desmarcado em uma posição favorável para uma jogada de ataque, uma tabela, uma assistência ou finalização ao gol, essa jogada terá prioridade em relação ao prosseguimento do rodízio.

O sistema tático de ataque 3×1 também pode ser realizado sem o pivô fixo de referência. Desse modo, os alas atuam juntamente com o jogador pivô no ataque, sempre procurando formar uma angulação favorável e partir para a finalização rápida. Esse sistema é conhecido por proporcionar muitas alternativas de ações ofensivas. Por isso talvez seja mais adotado por jogadores mais experientes e que já tenham um maior gabarito técnico.

Quando os alas se deslocam para a quadra de ataque e fica apenas o fixo na área de defesa a formação deixa de ser 3×1 e passe ser 1×3, porém nada muda a não ser que a equipe passa estar mais vulnerável em caso de contra-ataque.

Advertisements