Marcação por Zona no Futsal
O objetivo da marcação no Futsal é impedir que o adversário tenha sucesso nas jogadas ofensivas. Uma das marcações utilizadas no sistema defensivo do futsal é a marcação por zona.
Na marcação por zona do Futsal cada defensor é responsável pela marcação em um setor da quadra, o jogador adversário que ocupar aquele setor é quem será marcado. Na marcação por zona o defensor não deve acompanhar o adversário por toda quadra, apenas acompanhar os adversários que entrarem em sua zona de marcação.
A marcação por zona é uma marcação utilizada quando a equipe adversária possui uma boa movimentação com troca de passes ou quando a equipe está em vantagem no placar. Para efetuar uma boa marcação por zona é necessário muito treinamento.
Pontos positivos da marcação por zona:
- facilita a cobertura e a recuperação no caso do drible;
- menor desgaste físico dos defensores;
- proporciona boas possibilidades de contra-ataques;
- dificulta a “bola nas costas” e fecha bem o meio da quadra.
Pontos negativos da marcação por zona:
- possibilita o chute de longa distância;
- aumenta o tempo de posse de bola da equipe adversária;
- pode encobrir parcialmente a visão do goleiro.
Marcação Losango ou 3×1 no Futsal
A marcação por zona pode ser realizada dentro do sistema 3×1 em forma de losango que é a marcação utilizada contra equipes que utilizam o sistema tático 3×1 ou 3×2. Nesse sistema os alas tem a responsabilidade de realizar o “balanço” e o pivô deve fechar o meio impedindo que a bola seja lançada ao pivô adversário. O fixo, além de estar preocupado com o pivô adversário, precisa estar atento à cobertura dos outros jogadores.
Marcação 2×2 ou Quadrado no Futsal
A marcação por zona também pode ser realizada dentro do sistema 2×2 ou chamado quadrante que é utilizado contra equipes que jogam no sistema tático 2×2 ou 4×0. Dois jogadores ficam posicionados mais à frente e mantém suas posições, só encostam nos adversários que “adentram” sua zona. Já os dois jogadores mais recuados vão fazer a marcação dos dois jogadores mais avançados da equipe adversária.