FutsalSistema Tático do Futsal

Marcação Losango no Futsal

Ter um bom sistema de marcação no Futsal é essencial. Por isso as equipes treinam muito para ter um ótimo sistema defensivo. E nesse artigo vamos conhecer a marcação losango.

Na marcação losango, também conhecido como diamante, é um dos mais usados no futsal, por proporciona equilíbrio entre o ataque e a defesa. Os jogadores ocupam os espaços focando no posicionamento da bola, sempre teremos jogadores protegendo o meio, o gol e fazendo a cobertura. Cada jogador tem a missão de observar onde a bola está ou para onde ela está indo e ir para a posição dentro de sua respectiva zona. Sempre ficando entre a bola e o gol ou entre a bola e o adversário. Um dos objetivos é ocupar o espaço para que a bola não chegue com facilidade até outro adversário.

A marcação losango é realizada dentro do sistema 3×1 que normalmente é utilizada contra equipes que utilizam o sistema tático ofensivo 3×1 ou 3×2. Nesse sistema os alas têm a responsabilidade de realizar o “balanço” e o pivô deve fechar o meio impedindo que a bola seja lançada ao pivô adversário. O fixo, além de estar preocupado com o pivô adversário, precisa estar atento à cobertura dos outros jogadores.

Nesta defesa, quando o adversário com bola entra em nossa zona, devemos ser agressivos. Não é simplesmente tentar roubar a bola, mas sim, não dar tempo para o adversário pensar. A bola não pode passar entre nossos jogadores.  Se caso o pivô adversário receber a bola, o pivô é encarregado da marcação fazendo o “caixote” no adversário, dobrando a marcação juntamente com o fixo impedindo que a jogada tenha continuidade. Lembre-se que para tudo funcionar perfeitamente todos os jogadores devem estarem sempre atrás da linha da bola.

VANTAGENS DO 3X1

Uma grande vantagem desse esquema é que a equipe conta com dois jogadores especialistas em suas posições: o pivô e o fixo. Além disso, o time fica mais compacto, facilitando a defesa e o ataque.

DESVANTAGENS DO 3X1

A grande desvantagem é que a equipe precisa estar em sintonia para não correr o risco de deixar o fixo sozinho durante o ataque adversário e nem o pivô sem auxílio em seu próprio ataque.

Advertisements