CuriosidadesFutsalHistória do Futsal

Gigantes do Futsal

Conheça os melhores jogadores de todos os tempos

É normal quando começamos a praticar um esporte ou simplesmente somos apaixonados por algum, buscamos especializar, aprender e admirar grandes profissionais que atuam ou atuaram na modalidade. Pensando nisso elaboramos esse artigo com as grandes referências do futsal no Brasil e no mundo.

1 – Manoel Tobias

Manoel Tobias foi chamado, não à toa, de “rei do futsal”. Eleito como melhor jogador do mundo pela FIFA em 2000, 2001 e 2002. Iniciou sua carreira em 1989, no Candeias Clube de Turismo, situado em Curitiba.

Ao sair da capital paranaense, ele ainda passou por times do nordeste antes de voltar a brilhar nas quadras do sudeste brasileiro. Viveu seu auge quando era atleta do Ulbra (RS) e foi campeão do mundo com a seleção na Copa do Mundo de 1996, realizada em Barcelona, na qual ainda se consagrou individualmente como maior goleador e melhor jogador da edição.

O talento de Manoel com a bola ainda se fez valer na Copa de 1992, quando o Brasil também terminou como grande vencedor, e em 2000, por ter alcançando a artilharia. Apesar de seus 20 gols, o título não veio nesse ano.

2 – Lenísio

Apontado como um dos melhores da história em sua posição, Lenísio fez parte da geração campeã do mundo em 2008. O pivô também foi o artilheiro da Liga Brasileira de Futsal em cinco edições (1997, 2000, 2001, 2002, 2009).

Esses feitos colaboraram para que ele atingisse, em determinado momento, o posto de segundo maior goleador da história da competição, ficando atrás apenas de Manoel Tobias.

Sua carreira se iniciou em 1994, no Guarulhos (SP). Em 1998, foi jogar no Atlético Mineiro, onde fez bastante sucesso, chamando atenção do clube espanhol El Pozo Murcia, que o contratou.

Atuando na liga da Espanha, Lenísio também obteve grandes conquistas no âmbito individual, sendo eleito como destaque da temporada em três oportunidades e faturando a artilharia. Aposentou-se em 2012, em virtude da sequência de lesões sofridas em suas últimas temporadas.

3 – Shumacher

Ricardinho, entretanto, evita as comparações. Ao menos em premiações de melhor do mundo, o português superou Falcão. Afinal, ele foi eleito o melhor do futsal mundial por 6 vezes. Sua hegemonia foi quebrada em 2019 pelo pivô brasileiro Ferrão.

Por Portugal, Ricardinho foi campeão da Eurocopa de 2018. Entre as premiações individuais, já foi eleito o melhor jogador da Eurocopa de 2007, da Liga Portuguesa, da Liga Japonesa, da Copa da Espanha e da Liga Espanhola.

O ex-camisa 8 da Seleção Brasileira era excelente na defesa, mas também poderoso no ataque. Não à toa, é o quarto maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 25 gols.

Pela seleção brasileira, Schumacher foi campeão mundial em 2008. Naquela temporada, ele foi eleito o melhor jogador do mundo.

Curiosidade: Schumacher se chama Flávio Sérgio Viana e seu apelido não tem relação com o piloto Michael Schumacher, mas sim com Harald Schumacher, goleiro que defendeu a Alemanha na década de 1980. O craque do futsal foi apelidado assim porque gostava de jogar como goleiro quando era criança.

4 – Ricardinho

Iniciou sua carreira aos 17 anos no clube Gramidense, depois vestiu as camisas do Miramar, Benfica, Nagoya Oceans (Japão), CSKA Moscovo (Rússia) e a actual, no Inter Fútbol Sala (Espanha).

Ricardinho é considerado como o melhor jogador português de futsal, foi eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, sendo o primeiro, e único, português a ser indicado a este prêmio.

5 – Amandinha

A brasileira Amandinha é a melhor jogadora da história do futsal feminino. Em 2019, ela recebeu o prêmio de melhor do mundo pela sexta vez consecutiva — todos os troféus desde 2014 ficaram com a craque da Seleção Brasileira.

Amandinha Começou a jogar futsal bem novinha em um projeto social no Conjunto Ceará, bairro onde nasceu.

Em 2019, Amandinha ajudou o Leoas da Serra, de Santa Catarina, (seu atual time) a conquistar a Taça Brasil e o Mundial Interclubes. Embora tenha recebido diversas propostas para deixar o futsal brasileiro, ela alega que tem a missão de ajudar no desenvolvimento do esporte feminino no país.

6 – Falcão

É praticamente impossível falar de futsal e não pensar em Falcão, tamanha a relevância que ele tem para o esporte. Alessandro Rosa Vieira nasceu em 1977, em São Paulo (SP).

Sua trajetória nas quadras, em 1991, teve início em um clube da Zona Norte da capital paulista, o AACC Guarapira. Um ano depois, chamou bastante atenção de outras equipes e foi transferido para o Corinthians. Posteriormente, ainda jogou em times de Minas Gerais, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Em 2005, tentou a sorte no campo, jogando pelo São Paulo FC.

O ala esquerda de incomparável habilidade foi convocado pela primeira para defender a seleção brasileira em 1998, aos 22 anos de idade, ele disputou mais de 200 partidas fez mais de 300 gols e ganhou 25 títulos oficiais.

No entanto, os recordes de Falcão no cenário nacional não param por aí. Afinal, ele se tornou o maior artilheiro em copas do mundo da modalidade. Outro dado que chama atenção é o fato de ser o jogador que mais gols fez entre as seleções de todos os esportes que jogam bola com os pés (futebol, futsal, beach soccer e showbol).

Como se não bastassem as honrarias de bicampeão do mundo (2008 e 2012) e o fato de ser apontado quase que de forma unânime como o maior atleta que o futsal já teve, ele ainda faturou importantes prêmios individuais, como inúmeras artilharias e duas Bolas de Ouro FIFA (2004 e 2008).

Agora que você conhece um pouquinho das grandes referências do futsal, você poderá se inspirar no que eles fizeram e utilizar alguns exemplos em seu próprio trabalho.

Advertisements