Fundamentos do FutsalFutsalGoleiro de Futsal

Fundamentos do Goleiro

O goleiro talvez seja uma das peças mais importante da equipe, deve saber coordenar e orientar a sua equipe, pois joga de frente para o adversário. E hoje em dia além de atuar com as mãos deve saber jogar com os pés na mesma proporção. Então vamos conhecer os principais fundamentos técnicos do goleiro de futsal.

POSICIONAMENTO
É o fundamento básico para o goleiro, pois facilitará muito na defesa. O posicionamento deve ser com os pés afastados na linha dos ombros, com os braços levemente flexionados e as mãos um pouco abaixo da linha de cintura, mantendo a posição básica de uma forma confortável, que lhe permita uma melhor concentração e facilite a sua velocidade de reação. Deve estar sempre posicionado de frente para bola. Em relação à trave, deve ficar um pouco à frente da linha do gol.

Um bom posicionamento é importante para facilitar a defesa, pois um bom goleiro não é aquele que faz quedas extraordinárias, mas sim aquele que realiza o menor esforço para realizar uma defesa.

DESLOCAMENTO
Partindo da posição básica, o goleiro desloca-se lateralmente sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro. Numa situação próxima de defesa, o deslocamento deve ser feito na ponta dos pés, facilitando o desequilíbrio do corpo para uma ação de defesa. A impulsão para o deslocamento é feita com a perna contrária ao deslocamento e em relação à trave. O deslocamento pode ser realizado de forma base, lateral ou em saltos, dependendo da situação em que a ação se desenvolver.


DEFESAS
As defesas de bola são divididas em três tipos, sendo classificadas de acordo com a altura que a bola chega ao goleiro. Após qualquer defesa é importante levar a bola junto ao corpo para ter maior controle da bola.


Defesa Alta: Esta deve ser realizada quando a bola vai da linha do peito para cima. A bola deve ser recebida com as mãos realizando o encaixe ou espalmando a bola para cima ou para as laterais da quadra.


Defesa Média: Esta defesa deve ser realizada quando a bola vai da altura dos joelhos a altura do peito. Nesse momento o goleiro poderá realizar o encaixe ou espalmar a bola para as laterais da quadra.

Após a recepção, o goleiro deve proteger a bola junto ao abdômen e uma das pernas deve de ir para trás aumentando a base de equilíbrio do corpo.


Defesa Baixa: Nesta defesa, o goleiro poderá realizar a posição de base, flexionando as pernas quase encostando um dos joelhos ao chão, sendo que as mãos devem receber a bola em forma de concha, com o tronco levemente flexionado e posicionado à frente da perna que realizou a flexão. Caso necessite realizar uma defesa mais rápida o goleiro se desloca lateralmente realizando o espacate deslizando o corpo em direção da bola, flexionando a perna do lado da queda e a impulsão da perna contrária. O contato com o chão deve ser feito pela parte lateral da coxa flexionada e pelo tronco.

QUEDA
É importante que o goleiro treine uma sequência variada de queda, começando pela execução de exercícios partindo da posição de sentado, de joelhos, agachado e depois da posição em pé. Podemos considerar como queda a defesa baixa, realizando o espacate ou a queda lateral com as famosas pontes que são os grandes saltos dos goleiros.

REPOSIÇÃO
Podemos classificar a reposição como curta e longa. A reposição curta é feita através do rolamento da bola pelo chão. A reposição longa normalmente é realizada pelo alto ou meia altura, fazendo com que o goleiro arremesse a bola em forma de lançamento.

SAÍDA DO GOL
A saída do gol é uma situação constante e deve ser rápida e sem hesitação, tendo como objetivo tirar o espaço do adversário. Para isto o goleiro deve utilizar os braços e as pernas no momento adequado para impedir a progressão do adversário.

Em situações em que o goleiro tiver que sair da área, deve definir rapidamente a jogada, eliminando a situação de perigo ou iniciando uma situação de contra-ataque. Para isto o goleiro deve ter a consciência de que atualmente ele pode sair jogando com os pés.

A Saída do gol pode ser classificada, em saída baixa quando é realizada em queda lateral, ou quando é realizada com uma postura de base ou de joelhos. E a saída alta é utilizada em duas situações: a primeira para interceptar bolas que chegam alta na área, realizando a defesa em pegada alta ou em defesa em punhos fechados onde o goleiro soca a bola.

Cada goleiro tem seu próprio estilo, é importante que você goleiro encontre a forma mais confortável e confiável para realizar as defesas, tanto porque durante o jogo cada defesa dependerá de uma situação específica. Então a única dica que podemos te oferecer é a única para todas as posições, treine e treine muito, tenha referencias e busque sempre melhorar e aprender novas formas de ajudar sua equipe tanto na defesa quanto no ataque.

Advertisements