Falta e Punições no Futsal
A punição ou o que chamamos de falta acontece quando o atleta ou membro da comissão técnica comete alguma irregularidade da regra do jogo. No futsal temos dois tipos de punições para as faltas cometidas, o tiro livre direto e o tiro livre indireto, mas isso é assunto para um próximo vídeo, nesse vídeo vamos falar sobre o limite de faltas no futsal.
No futsal existe dois tipos de punições para faltas cometidas, e sempre que acontece o tiro livre direto que é uma infração contra o jogador adversário de maneira imprudente, geralmente causada por uso de força excessiva. A falta será cobrada do local onde a mesma foi ocorrida e a equipe infratora poderá fazer uso da barreira.
Quando ocorre esse tipo de falta será registrado como falta acumulativa.
No futsal existe o limite de 05 faltas acumulativas para cada período de jogo, ou seja, no primeiro tempo uma equipe tem o limite de 05 faltas acumulativas. No segundo tempo esse número é zerado e terá o mesmo limite de 05 faltas, lembrando que se caso a partida for para uma prorrogação não será mais zerado as faltas.
E o que acontece quando uma equipe ultrapassa o número limite de 05 faltas? Caso uma equipe ultrapasse o limite de 05 faltas em um dos períodos de jogo o arbitro marcará um tiro livre direto da marca de 10 metros do gol sem a formação de barreira, ou do local onde ocorreu a falta caso seja entre a marca de tiro livre e a marca penal.
E isso acontecerá para todas as faltas cometidas após a quinta falta acumulativa.
Mas então, Toda falta no futsal é acumulativa? Não, apenas as faltas consideradas Tiro Livre Direto, as faltas de Tiro Livre Indireto não são acumulativas.
Caso a falta seja cometida dentro da área penal da equipe infratora já sabemos que essa punição será realizada através de uma cobrança de pênalti, para saber mais sobre a cobrança de pênalti veja nosso vídeo sobre penalidade máxima.