CuriosidadesFutebolFutsalHistória do FutebolHistória do Futsal

Das quadras aos campos: conheça jogadores de futebol consagrados que começaram no futsal

Que o futsal é uma grande porta de entrada para muitos jogadores de futebol não é segredo pra ninguém. A modalidade revelou astros consagrados do esporte mais popular do planeta em diversas épocas, tanto no masculino quanto no feminino.

Não é à toa que vemos constantemente movimentos e fundamentos característicos do futebol de salão nos principais campeonatos do mundo, como o drible curto e até mesmo o goleiro jogando com os pés.

Selecionamos uma lista de grandes craques do futebol mundial que já destilaram seus talentos nas quadras, mas optaram por seguir suas carreiras nos gramados. Confira!

Ronaldinho Gaúcho

Talvez o maior exemplo de craque do futebol que brilhou também no futsal na infância, Ronaldinho se destacou no salão atuando pelo Asprocergs, de Porto Alegre, entre 1990 e 1994. Por lá, foi campeão estadual, além de diversos títulos na categoria infantil. Ele chegou ao time com apenas 10 anos de idade, época em que já integrava também as categorias de base de futebol do Grêmio, clube que o revelaria no profissional anos depois. Apesar de ter deixado as quadras, R10 sempre teve os dribles característicos do salão como suas marcas registradas por onde passou – Grêmio, PSG, Barcelona, Milan, Atlético/MG, Seleção Brasileira e outras camisas.

Neymar

Maior jogador brasileiro da atualidade, Neymar também teve origem no futsal com apenas 7 anos de idade. Ele marcou 23 gols em um torneio regional com a camisa da Portuguesa Santista, levando seu primeiro prêmio individual. Em 2003, aos 11 anos, migrou para o futebol e começou sua trajetória no Santos. Porém, o craque seguiu conciliando o campo com o salão até os 14 anos de idade. O jogador do PSG admite que o futsal teve importância crucial no seu desenvolvimento. “É um jogo que exige muito e me ajudou muito a desenvolver minha técnica, velocidade de pensamento, e habilidade para fazer os movimentos em espaços apertados. Eu acho que futsal é parte fundamental na vida de um jogador de futebol”, disse em entrevista à revista FourFourTwo.

Robinho

Outro menino da Vila que brilhou no salão foi Robinho. No futsal, ele desenvolveu sua marca registrada no futebol: a pedalada. Ainda menino, atuou por clubes da baixada santista como Beira-Mar e Portuários, antes de chegar ao Santos em 1995. No ano seguinte, depois de brilhar nas quadras, Robinho foi aprovado em um teste da equipe infantil de futebol de campo do Peixe e deu início à sua trajetória nos gramados, embora nunca tenha deixado de lado o estilo driblador que adquiriu no futsal.

Kaká

Eleito melhor jogador do mundo em 2007, Kaká explodiu para o futebol com a camisa do São Paulo em 2001. Porém, uma década antes, ele já brilhava com a camisa do clube nas competições de futsal pelo país. O jogador foi federado pelo Tricolor entre 1991 e 1994, antes de migrar para o campo e construir sua brilhante carreira nos gramados do Brasil e da Europa

Marta

Considerada uma das maiores jogadores de futebol da história, dona de mais de 50 títulos individuais e coletivos, além de 108 gols com a camisa da seleção brasileira (números levantados pelo sitesdeapostas.bet), Marta é outra que começou a trilhar seu caminho de sucesso no futsal. Ela jogou pela Associação Atlética Banco do Brasil, de Minas Gerais, em 2002, alguns anos antes de brilhar nos campos.

Ronaldo

Antes de se destacar nos gramados do futebol mundial com as camisas de Barcelona, Inter, Real Madrid, Milan, Seleção Brasileira e outras, o Fenômeno teve uma curta trajetória pelo futsal. Ele atuou pelo Social Ramos Clube e Grajaú Country na infância, no Rio De Janeiro, antes de chegar ao São Cristóvão, clube que o revelou para o futebol profissional.

Júlio César

Quem também atuou pelo Grajaú, a exemplo de Ronaldo, foi o goleiro Júlio César. Ele brilhou nas quadras do clube carioca antes de se transferir para o campo, na base do Flamengo. Júlio não foi o único: Juan (que também seria seu companheiro no Fla e na Seleção) é outro que se destacou no time da Zona Oeste do Rio antes de migrar para o campo e se tornar um grande zagueiro.

Lionel Messi

Não são apenas os brasileiros que têm origem no futsal. Seis vezes melhor do mundo e considerado um dos maiores jogadores de futebol de sua geração e de todos os tempos, o argentino Lionel Messi deu seus passos iniciais no salão do Newell’s Old Boys, clube de Rosário onde ele também surgiu para o futebol de campo antes de se transferir para o Barcelona.

Cristiano Ronaldo

CR7 também foi lapidado nas quadras em Portugal. Se hoje o jogador é uma referência nos gramados, muito se deve à agilidade que adquiriu jogando futsal na infância, antes de chegar às categorias de base do Sporting de Lisboa. Além disso, os dribles curtos que o definem também têm origem no salão.

Advertisements