Aspectos que o Futsal Desenvolve nas Crianças
O ensino do futsal para crianças é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento infantil como um todo. Dentre as diversas modalidades, ele costuma ser o mais escolhido pelos pequenos no Brasil, sendo uma boa oportunidade para introduzir um esporte na rotina da criança.
Habilidades motoras
Apesar de nossas ações motoras serem desenvolvidas desde o nascimento até a terceira idade, é na primeira fase da vida (em média, até os 12 anos) que o ser humano consegue adicionar movimentos ao seu repertório com mais facilidade.
Isso é muito positivo: uma vez que um gesto motor é adquirido, ele fica guardado na memória e auxilia inúmeras funções que envolvem flexibilidade, coordenação, postura etc. Portanto, quanto mais a criança for motivada a se exercitar, mais ela vai se desenvolver. A prática de qualquer esporte é uma ótima maneira de desenvolver essas habilidades, mas o futsal é uma modalidade bem completa nesse quesito, estimulando gestos como receber, passar, chutar, rebater, saltar e correr.
Condicionamento físico
Conforme a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), 15% das crianças brasileiras estão obesas. E a principal causa para essa situação é a alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos. Especialmente por isso a prática de atividades é tão importante nessa fase da vida.
Trabalhando e estimulando o condicionamento físico por meio do futsal para crianças, o seu sistema cardiorrespiratório se desenvolve de forma mais eficiente. Isso permite uma melhora na capacidade respiratória e acelera o metabolismo, evitando o aparecimento da obesidade infantil e outros distúrbios metabólicos.
Além disso, esse treinamento do condicionamento físico contribui com a formação muscular, óssea e articular dos pequenos, evitando lesões e fazendo com que esses três fatores se desenvolvam em harmonia.
Aprimoramento cognitivo e intelectual
Além do aprimoramento físico, a prática do futsal para crianças auxilia o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Inclusive, um dos seus grandes benefícios é o aumento da concentração: a criança aprende a prestar atenção a diversos detalhes ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de foco.
Além disso, os pequenos são constantemente instigados a tomar decisões, como:
- em qual lugar da quadra se posicionar para receber um passe;
- com qual parte do corpo dominar a bola;
- em que direção se deslocar para receber um passe sem a marcação do adversário;
- para qual colega passar a bola quando ela estiver em seu domínio;
- qual adversário marcar;
- como realizar essa marcação (próximo ou longe do adversário).
Essa tomada de decisões constante ajuda a desenvolver o raciocínio, tornando-o mais ágil, rápido e criativo.
Quanto mais situações diferentes a criança for submetida ao longo da prática do futsal, maior será o seu repertório disponível para responder às situações que surgirão. E esse desenvolvimento cognitivo desenvolvido no futsal poderá ser utilizado futuramente, em diversos outros esportes e situações cotidianas.
Desenvolvimento social
Por ser um esporte coletivo praticado por milhares de pessoas, o futsal é um dos grandes aliados do desenvolvimento social infantil.
Várias crianças que têm problemas relacionados ao convívio social encontram nessa prática esportiva uma válvula de escape. Muitas vezes, elas não conseguem fazer amigos e sentem vergonha de falar em público — com a prática esportiva, no entanto, acabam se soltando e melhorando esse convívio com outras crianças.
A disciplina para seguir os ensinamentos do treinador, o trabalho em grupo e a lealdade aos companheiros de equipe também são valores aprendidos pelas crianças que jogam futsal. Com certeza, isso será utilizado em outras situações da vida, tornando os pequenos cidadãos melhores.
Desenvolvimento emocional
Atualmente, é comum que até as crianças se sintam muito pressionadas, sem saber lidar com as suas emoções — mas o futsal pode ajudá-los nessa questão.
Durante uma partida, a criança experimenta muitas emoções, como a de vencer ou perder um jogo no último minuto, errar um pênalti decisivo etc. Assim, sentimentos como alegria, frustração, superação e tristeza podem aparecer numa só partida, o que incentiva os pequenos a lidar com todos eles naturalmente.