FutsalGoleiro de FutsalRegras do Futsal

Arremesso de Meta

O arremesso acontece sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por um jogador da equipe adversária.  O arremesso de meta é realizado exclusivamente pelo goleiro com o uso das mãos de qualquer ponto da área de meta, a bola estará em jogo assim que sair das mãos do goleiro e não precisa a mesma sair da área de meta.

O arremesso de meta deve ser realizado em um tempo máximo de quatro segundos a partir do momento no qual a equipe de posse da bola estava preparada para execução ou desde que o árbitro deu o sinal para colocar a bola em movimento. No momento da execução do arremesso de meta o goleiro não pode ultrapassar com a mão que estiver de posse da bola da linha da área. Caso alguma dessas infrações aconteça um tiro livre indireto será marcado a favor da equipe adversária que será cobrado com a bola sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.

E após o goleiro executar o arremesso de meta a bola não pode ser devolvida voluntariamente ao goleiro em sua meia quadra, sem que antes seja jogada ou tocada por um jogador adversário. E o goleiro nunca poderá pegar a bola com as mãos caso ela tenha sido tocada voluntariamente por um jogador de sua equipe. Se isso acontecer o árbitro deve penalizar com um tiro livre indireto.

Para as equipes de base nas categorias sub 07, sub 09, sub 11, sub 13 e sub15 o goleiro não poderá lançar a bola além da linha central, a bola não poderá mais ser lançada para a quadra de ataque em uma ligação direta do goleiro nas categorias citadas.  Esta restrição tem como objetivo promover a criatividade do jogo e o desenvolvimento técnico dos jogadores nas categorias iniciais e se caso acontecer a equipe do goleiro infrator será penalizada com um tiro livre indireto, sendo a bola colocada na linha divisória da quadra no local mais próximo de onde a bola ultrapassou.

Advertisements